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Como o Reconhecimento Visual está impactando o Setor de Varejo


Infográfico: Tudo sobre o IBM Watson

O comércio eletrônico e o setor de varejo mudaram drasticamente nos últimos anos.

Os compradores jovens, com experiência em tecnologia, estão exigindo uma experiência de compra mais inteligente, em que a jornada da descoberta de um produto até a finalização da compra é a mais curta possível.

Para oferecer essa experiência, as empresas estão recorrendo à Inteligência Artificial para obter ajuda. As possibilidades de oferecer uma experiência de compra melhor com a IA, tanto de uma perspectiva de back-end quanto de front-end, são enormes.

O varejo é um setor muito adequado para IA, porque é rico em dados, que são gerados todos os dias. De acordo com uma pesquisa global feito pela Zebra Technologies em 2017, 73% de todos os varejistas consideram o gerenciamento de Big Data como um movimento de negócios crítico. Baixe o estudo completo aqui.

O gerenciamento de Big Data, especialmente a qualidade dos dados, é realmente essencial para o sucesso futuro, pois somente dados de qualidade podem ser usados para criar modelos precisos de aprendizado de máquina e treinar os aplicativos de IA.

A inteligência artificial no varejo

A IA pode ser aplicada a diferentes processos do comércio eletrônico. Os chatbots podem automatizar as tarefas de atendimento ao cliente e reduzir drasticamente os custos. Algoritmos de deep learning podem gerenciar a rotulagem do produto sem a ajuda de humanos e, assim, melhorar a capacidade de pesquisa dos produtos. A IA também pode servir como um assistente de compras digital, oferecendo recomendações personalizadas de produtos.

O Reconhecimento Visual, ou Visual Recognition, está se tornando uma força disruptiva no setor de varejo. A tecnologia permite recursos como pesquisa de imagens, provadores virtuais de roupas, rastreamento do movimento de pessoas à medida que elas se movimentam em uma loja e muito mais. Até 2021, estima-se que 75% de todos os varejistas planejam investir em algum tipo de câmeras e análise de vídeo para melhorar a experiência do cliente, tanto na loja quanto on-line.

O que é Reconhecimento Visual e por que é importante

Reconhecimento Visual é a capacidade de procurar conteúdo em mídia visual. Um mecanismo de reconhecimento visual típico do varejo é capaz de identificar itens em uma imagem ou um vídeo e pesquisar em um catálogo para encontrar itens iguais ou semelhantes.

Visual Recognition

Essencialmente, ele permite que um cliente pesquise um item (ou algo semelhante) simplesmente enviando uma foto. Por exemplo, você vê uma bela blusa que um influenciador está usando nas redes sociais. Ao fazer uma captura de tela dessa foto, você poderá enviá-la posteriormente a uma loja de sua escolha, para encontrar a mesma blusa ou item similar.

As imagens são frequentemente o ponto de partida para a maioria das jornadas de compras dos clientes. Consumidores experientes em tecnologia, especialmente os millennials, estão interagindo com imagens para descobrir produtos que são novos para eles ou para encontrar itens que viram na vida real.

A razão é que isso é muito mais intuitivo e mais versátil, em comparação com a pesquisa baseada em texto. Os consumidores modernos estão constantemente tirando fotos de coisas que querem da vida cotidiana ou das mídias sociais, mas não há uma maneira fácil de encontrar um item semelhante para eles.

Isso torna cada imagem em uma oportunidade para envolver seu público e convertê-lo em clientes. O Reconhecimento Visual está fazendo um sucesso porque aproveita essa oportunidade. Ele oferece uma experiência perfeita e personalizada, removendo a barreira que acompanha o fato de não se saber nada sobre um produto ou não ser capaz de descrevê-lo adequadamente.

Como a pesquisa visual gera resultados reais de negócios

Visual Recognition

O reconhecimento visual não apenas oferece uma melhor experiência ao cliente, mas também gera resultados reais de negócios. Com recursos como "compre o que está vendo", as empresas aumentaram o tíquete médio do pedido em 20%. Como a diferença entre “ver” e “comprar” foi minimizada, os consumidores acham mais fácil comprar o que veem na internet.

A tecnologia de pesquisa visual pode aumentar as taxas de conversão oferecendo produtos visualmente semelhantes como alternativa a produtos sem estoque e em recomendações up-sell e cross-sell.

A pesquisa visual também simplificou a parte de back-end do comércio eletrônico por meio da marcação automática de produtos. Todos nós sabemos que marcar produtos com o maior número possível de rótulos descritivos é importante para que os produtos sejam encontrados. O problema com a etiquetagem de produtos é que é altamente demorada. A etiquetagem automática de produtos facilita a organização e a otimização de todo o catálogo de produtos, ou seja, controla os níveis de estoque e os itens mais vendidos em vários canais.

Além do mecanismo de busca visual embutido nos aplicativos dos principais varejistas, muitos estão investindo em chatbots de reconhecimento visual. Os chatbots funcionam como assistentes pessoais digitais, com os quais você pode conversar e enviar fotos de itens que deseja comprar. Além disso, os chatbots podem funcionar como atendentes virtuais para os clientes e lidar com até 80% das perguntas rotineiras, de acordo com a IBM. Isso equivale a uma queda significativa no custo por atendimento.

Conclusão

Os mecanismos de reconhecimento visual ainda lutam para processar imagens da forma como esperamos, mas é seguro dizer que a tecnologia oferece uma oportunidade de monetizar partes do mercado que antes eram difíceis de capturar, e veremos avanços cada vez mais interessantes no futuro próximo.

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