top of page

5 Maneiras em que a Inteligência Artificial está moldando o Comércio Eletrônico


Infográfico: Tudo sobre o IBM Watson

Na atual situação do mercado on-line, o comércio eletrônico tornou-se mais saturado e competitivo, o que significa que para um negócio ser bem-sucedido, ele precisa ser mais rápido e mais inteligente.

Os dados de clientes e visitantes estão ao nosso redor, constantemente coletados e sempre importantes para as empresas analisarem.

O que melhoraria se pudéssemos coletar, organizar, analisar e depois colocar esses dados para funcionar de maneira ainda mais eficiente? Bem, é exatamente aí que a IA entra e está mudando o jogo em grande escala.

Cinco tecnologias baseadas em plataformas de inteligência artificial estão impactando fortemente o comércio eletrônico:

  1. Tecnologia Inteligente

  2. Chatbots

  3. Gestão de Relacionamento com o Cliente

  4. Gestão de inventário

  5. Reconhecimento e classificação de imagens

1. Tecnologia inteligente

Você está familiarizado com a Internet das coisas (IoT)?

No mundo de hoje, a internet é muito mais do que um monte de computadores e laptops conectados juntos. Assim como o seu smartphone (que você pode estar lendo agora), muitos outros objetos estão conectados à internet. Impressoras, equipamentos médicos, carros, sensores de segurança, geladeiras, tudo pode ser conectado para facilitar a nossa vida. Espere aí, eu falei geladeiras?

Geladeira com inteligência artificial

Sim! Veja o exemplo da linha de produtos Family Hub da Samsung. Essa geladeira (sim, você leu corretamente, é uma geladeira) usa uma combinação de câmeras interiores e inteligência artificial, para integrar-se totalmente a um aplicativo inteligente que facilita a vida da sua família.

A geladeira monitora o que é abastecido dentro dela com três câmeras e pode pedir mais mantimentos quando os níveis de alimento diminuem. Além disso, a inteligência artificial pode até mesmo recomendar receitas para as próximas refeições, com base no que está estocado em seu interior. Isso sim é conveniência.

2. Chatbots

Você já usou aquela caixa de diálogo no canto direito inferior da sua tela “Como podemos te ajudar?” ou “Precisa de ajuda?” ao fazer compras on-line?

É provável que, quando você estava conversando com alguém on-line, estivesse falando com um robô programado para ajudar com qualquer dúvida que você possa ter. Está ficando cada vez mais difícil perceber a diferença entre um chatbot e um atendente humano. Com novos chatbots no mercado, a experiência de bate-papo está se tornando mais personalizada e inteligente, com valorização da marca.

Agora, as lojas de comércio eletrônico podem oferecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, sete dias por semana, coletar rapidamente dados valiosos, acompanhar o comportamento do cliente em toda a sua jornada de compra, tudo por meio da tecnologia de aprendizado de máquina (machine learning).

Com um chatbot eficaz baseado em inteligência artificial e com o treinamento adequado, os sites de comércio eletrônico e os varejistas podem aumentar as taxas de conversão ao adaptar a experiência on-line para o consumidor, sem precisar fazer nenhum trabalho extra.

3. Gestão do Relacionamento com o Cliente

CRM

Talvez um dos recursos mais impressionantes da inteligência artificial seja sua natureza preditiva.

A Gestão do Relacionamento com Cliente (Customer Relationship Management, ou CRM) é um processo no dia-a-dia das empresas. O processo de coletar grandes quantidades de dados a serem acessados quando alguém tiver tempo suficiente para analisar, tirar conclusões e fazer previsões futuras, agora está simplificado e muito mais eficiente.

Não tem ninguém internamente que seja especialista em tabelas dinâmicas do Excel? Não se preocupe com isso. Agora tudo o que você precisa é de um aplicativo de inteligência artificial programado para consumir todos os dados recebidos (o que é muito difícil de filtrar, todos sabemos) e divulgar as informações importantes sobre quem provavelmente comprará de você, o que eles vão comprar e o que você pode fazer para se envolver efetivamente com eles para maximizar a conversão de visitantes em clientes, e até incrementar os hábitos de consumo dos clientes atuais.

Com a ajuda da inteligência artificial, os dias de remarketing agressivo e com foco na quantidade de exposição do anúncio já acabaram. A nova era do marketing poderá focar na qualidade e direcionar publicidade mais relevante para os visitantes certos no momento certo. Além de facilitar as coisas para você, esses avanços também melhorarão a experiência geral do cliente.

Eu não sei como isso parece para você, mas isso definitivamente soa como mais conversões de vendas para mim.

4. Gestão de inventário

Da mesma forma, a análise preditiva baseada em inteligência artificial está gerando grandes oportunidades para a gestão de inventário. Se você está lendo isso e já trabalhou com a constante preocupação de manter o inventário atualizado, os estoques nas prateleiras e manter um registro preciso de tudo, você sabe o tamanho do pesadelo para o gerenciamento do estoque.

Tradicionalmente, o gerenciamento de estoque usava uma perspectiva retrospectiva. No entanto, todos sabemos que esse não é o melhor método para determinar o que está no marketplace dinâmico do comércio eletrônico.

A inteligência artificial permite que os gestores do varejo obtenham informações importantes sobre os fatores que impulsionam a demanda e a análise preditiva para quais demandas futuras provavelmente entrarão no mercado. Com base em como o aprendizado de máquina funciona, quanto mais tempo você usa uma aplicação de inteligência artificial, mais eficaz ela se tornará para o seu negócio, pois ela aprende mais sobre sua empresa, clientes e visitantes. Graças aos avanços na inteligência artificial, os gestores do varejo poderão prever com mais precisão as necessidades de estoque em tempo real e as necessidades futuras para seus negócios.

5. Reconhecimento e classificação de imagens

Visual Recognition

Se você tem o comportamento online igual à maioria, inevitavelmente teve a experiência de encontrar algo que gostava muito e queria comprar, mas não sabia exatamente como era chamado ou como era possível encontrá-lo. Essa é outra maneira pela qual a inteligência artificial está mudando o jogo. Com sua capacidade de reconhecer, classificar, interpretar e compreender imagens, a inteligência artificial está facilitando a localização de algo que você nem sabia o nome.

Da próxima vez que você vir a imagem de uma sala decorada, que você absolutamente adora, que tal ser direcionado para resultados visualmente semelhantes? Torna muito mais fácil encontrar aquela cadeira, tapete ou objeto de arte, não é?

Outra possibilidade é rapidamente tirar uma foto dos sapatos que você viu em alguém andando na calçada e, em seguida, usar um aplicativo com reconhecimento visual para ajudar a encontrar e comprar os exatamente os mesmos sapatos. Dessa forma, comprar esse item desejado não é apenas mais fácil, mas pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar.

Quer um exemplo de inteligência artificial já trabalhando para um negócio? Se você ainda não está familiarizado com esse recurso, abra o aplicativo Flow para dispositivos móveis da Amazon, aponte a câmera do celular em algo e a Amazon a identificará e a colocará no seu carrinho.

O que isso significa para os gestores do varejo?

Em última análise, isso significa que a inteligência artificial nos ajudará a melhorar nossas plataformas de comércio eletrônico, para atender às necessidades e interesses dos visitantes.

Podemos recomendar produtos e serviços de maneira mais efetiva e realmente relevantes para os consumidores (para que os anúncios possam intrigá-los e captar sua atenção, em vez de incomodar e afastar) e podemos ajudar os visitantes a encontrar novos produtos de maneira informal e descontraída, da mesma forma com que falariam com uma pessoa real.

Os varejistas que implementaram estratégias de personalização tiveram ganhos de vendas de 6 a 10%, uma taxa duas a três vezes mais rápida do que outros varejistas, de acordo com um relatório do Boston Consulting Group (BCG). Também poderia aumentar as taxas de rentabilidade em 59% nas indústrias de atacado e varejo até 2035, de acordo com a Accenture.

A inteligência artificial está mudando o nome do jogo para o varejo on-line e o marketing do comércio eletrônico. Com todo o valor sendo adicionado ao mercado, os varejistas on-line podem não apenas aprimorar suas práticas de negócios, mas liberar seu próprio tempo para se concentrarem em outros assuntos importantes.

Conclusão

Tem algum projeto em mente e precisa de ajuda?

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a desenvolver soluções de inteligência artificial que possibilitam interações envolventes, que possam melhorar a interação com seus clientes e usuários.

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões!

Baixe também nossos eBooks gratuitos:

Clique nas imagens

eBook "Chatbots para Empresas de Investimentos: Distribuidoras e Corretoras"
eBook "Chatbots: Perspectivas por Indústria"

eBook "Já Pensou em Melhorar o Atendimento a Clientes Usando Chatbots?"

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
bottom of page