RH 4.0: Como a Tecnologia de Inteligência Artificial está transformando o RH

23/09/2020

 

O que é RH 4.0?

 

O conceito de RH 4.0 está intimamente ligado à chamada Indústria 4.0, ou à quarta grande revolução industrial.

 

Se a Indústria 4.0 representa uma grande transformação na forma como as empresas abordam os processos de manufatura, também é verdade que essa mudança reduziu a necessidade de intervenção humana, especialmente por meio da automação. Da mesma forma, a troca de dados entre sistemas diferentes aumentou drasticamente a eficiência e os processos de tomada de decisão relacionados à gestão de pessoas.

 

Embora iremos observar mudanças ainda maiores nos próximos anos, grande parte da tecnologia necessária já existe para auxiliar enormemente as atividades rotineiras relacionadas ao RH.

 

Podemos dizer que o RH 4.0 é uma revolução na área de Recursos Humanos. Com essa transformação, seus processos estão se tornando mais automatizados, liberando a equipe para atividades que envolvam questões mais estratégicas e não apenas em ações manuais, burocráticas e repetitivas.

 

Esse movimento se manifesta tanto na criação de ferramentas pelos fornecedores de TI, quanto nas novas regras governamentais com relação às relações de trabalho. O surgimento de obrigações como o eSocial, por exemplo, levou os departamentos de RH a adotar essa plataforma para rotinas que eram feitas com documentos em papel, lembra?

 

Uma das ferramentas tecnológicas mais ágeis, simples e com baixo investimento para a transformação digital das áreas de RH é o chatbot.

 

 

Chatbots no RH

 

Os chatbots são essenciais para trazer rapidez e eficácia a vários processos, com redução de custos para as empresas de todos os setores e tamanhos. Nos principais casos de uso, ajudam a melhorar o atendimento aos clientes, otimizando processos administrativos rotineiros, baseados em regras e que envolvem grandes volumes de dados, além de se integrar facilmente aos sistemas corporativos existentes. Os processos de comunicação com o cliente se transformaram bastante com a tecnologia dos chatbots, que mostrou como pode ser o futuro do gerenciamento do atendimento ao cliente.

 

Embora os chatbots tenham tido grande sucesso entre as empresas nos processos voltados para o consumidor, uma série de fornecedores de soluções de chatbots identificaram os benefícios que podem ser alcançados e desenvolveram ferramentas específicas voltadas aos processos de RH, especialmente para as atividades de help desk direcionadas aos colaboradores.

 

A administração de RH está constantemente sobrecarregada com as responsabilidades de contratar colaboradores, acompanhar sua evolução, responder suas dúvidas e reclamações, realizar estudos, avaliar feedbacks e muito mais. Existe uma grande demanda por avanços que possam facilitar o fluxo de trabalho das suas operações.

 

 

Vantagens de implantar chatbots no RH

 

  • Chatbots auxiliam os departamentos de RH reduzindo a necessidade de enviar e-mails explicativos e desenvolvendo lembretes para fazer o acompanhamento de atividades referentes a RH. Com a ajuda da tecnologia de chatbot, os colaboradores obtêm as políticas da empresa e acessam as informações pessoais e corporativas relevantes de forma fácil e padronizada.

  • Os chatbots de RH ajudam a aumentar a produtividade e o desempenho, promovendo a análise de uma consulta específica. Os chatbots podem aprender com a experiência e as interações com os usuários, melhorando a precisão das respostas com o tempo e, consequentemente, diminuindo a dependência dos agentes humanos nessa tarefa.

  • Os chatbots de RH apresentam informações objetivas, porém personalizadas, dos colaboradores sobre salários, férias, benefícios e procedimentos da empresa. Ao reconhecer todas as perguntas básicas dos funcionários de maneira direta e correta, os chatbots de RH estão aumentando a transparência e a precisão, desenvolvendo assim o senso de responsabilidade e a confiança no sistema.

  • Por meio de chatbots de RH, os colaboradores podem solicitar ou fornecer feedback instantâneo para seus superiores e colegas sobre desempenho, apresentações, registros e problemas que apresentaram, no mesmo dia. Além do mais, eles também podem administrar feedbacks anônimos, garantindo sua autenticidade e preservando a fonte.

  • Os chatbots de RH também podem desempenhar um papel importante para informar novos funcionários sobre os procedimentos e a cultura da empresa. Não importa o quão agradável seja seu método de integração, assistir a infinitos vídeos e apresentações em um intervalo de poucos dias não resultará em alta retenção de informações.

 

 

Conclusão

 

O RH 4.0 é essencialmente permeado por tecnologia e está em linha com os novos cenários do mercado de trabalho, especialmente no que se refere à influência da Geração Milênio, que agora atinge posições de liderança nas organizações.

 

No RH 4.0 existe o entendimento de que os profissionais de hoje têm outras necessidades, e muitos deles recebem ofertas de trabalho de outras empresas com muito mais frequência do que há 10 anos. Portanto, é preciso trabalhar pela oferecer uma melhor experiência, tornando o ambiente de trabalho mais atraente e menos monótono. Para as gerações que nasceram imersas na tecnologia é extremamente importante que ela esteja presente no dia a dia de trabalho.

 

Os novos cenários da gestão estratégica do RH direcionaram o foco das empresas para seu principal ativo: suas pessoas. As organizações também entenderam que a tecnologia por eles desenvolvida, ou adquirida de terceiros com facilidade e a preços razoáveis, permite automatizar atividades burocráticas e melhorar ainda mais o ambiente de trabalho.

 

O objetivo é permitir que grande parte da equipe tenha flexibilidade para se concentrar em estratégia, criatividade e inovação, atividades que provavelmente aumentarão a satisfação dos colaboradores e trarão mais valor para a organização.

 

A Gabi do RH é uma assistente virtual para as áreas de Recursos Humanos desenvolvida pela ViaCognitiva, que traz vantagens em várias frentes: desde o aumento da eficiência do Help Desk, da qualidade da comunicação interna e do nível de satisfação do colaborador até a otimização do tempo da equipe, que pode ser usado de forma mais estratégica.

 

A Gabi do RH usa tecnologia cognitiva e está em constante aprendizagem. Evolui a cada interação que faz com o seu público e, a partir daí, vai se moldando ao linguajar e à própria cultura da empresa, proporcionando uma experiência de atendimento personalizada, rápida e eficiente. Ela também está pronta para atender às demandas de novos cenários, como o da Covid-19.

 

 

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