Por que usar chatbots para esclarecer dúvidas de Previdência Privada?


Recentemente, conversando com um especialista em previdência privada ele me disse que a venda de um plano de previdência é normalmente uma consultoria de planejamento pessoal, ou seja, o cliente precisa entender que o produto a ser adquirido terá um grande valor, mais tarde, na sua aposentadoria e não naquele momento. A previdência privada é um investimento de longo prazo e se bem definido poderá garantir um futuro com um pouco mais de tranquilidade.

Mas como fazer um jovem entender a importância de guardar para o futuro, principalmente em um país que deixa tanto a desejar no assunto educação financeira?

Paradoxalmente, vemos um grande interesse no assunto, uma vez que existem mais de 500 mil pessoas por mês buscando informações sobre previdência privada no Google e o resultado dessas buscas são normalmente textos complexos com um “financês” pouco decifrável às pessoas comuns.

Mas por que toda essa dificuldade?

Se nos colocarmos na posição dos jovens que deveriam ter interesse nesse assunto, vamos tentar explicar os motivos que os levam a ter tantas dúvidas a respeito desse produto e que muitas vezes quando o adquirem nem sempre fazem a escolha correta.

Para que possamos ter realmente um produto adequado as nossas necessidades, a longo prazo, e diferente de outros produtos financeiros, no momento da contratação, várias escolhas devem ser feitas.

Começa por decidir, se o produto deve ser um VGBL ou PGBL?, depois o assunto é Tributação: regressiva ou progressiva?, e continuamos com o perfil do investidor: Conservador ou mais arrojado? e quando você acha que já conseguiu resolver tudo, vem a pergunta sobre como você quer receber esse dinheiro no futuro, saque ou renda ? e inúmeros tipos de renda. Não é nada fácil não. Tentando entender tudo isso, as pessoas pesquisam na internet, conversam com especialistas e depois de terem feito três vezes a mesma pergunta e ainda sem conseguirem entender, intimidadas, resolvem não perguntar mais nada e, ou não contratam o produto ou fazem uma contratação errada gerando enorme insatisfação por aquele produto financeiro.

Mas e se ao invés disso, essas mesmas pessoas conversassem sim com um consultor, mas esse consultor fosse um chatbot?

O envolvimento das pessoas com chatbots é muito mais interativo. Ele tem a competência, naturalmente se bem construído, de fornecer informações relevantes, guiar o usuário através de um caminho e percebendo as suas intenções através das perguntas feitas, fazer contra-perguntas que o levem a escolha do produto que realmente atenda às suas necessidades futuras.

Acredito que já esteja claro para todo mundo que chatbots são incríveis para automatizar atendimento ao cliente. Porém, além disso, ele pode se comportar como um consultor e aliado a uma boa estratégia conseguir atrair mais leads, esquentar esses leads e fechar vendas.

A natureza humana nunca vai mudar e embora a tecnologia tenha mudado enormemente, os mesmos princípios eternos de persuasão nas vendas continuam a persistir como sempre.

As ideias fundamentais de reciprocidade, identidade, informação e valor sempre funcionarão nas vendas, e devem estar presentes na definição de um bom diálogo em um chatbot cognitivo.

Não quero dizer de forma nenhuma que o consultor humano não é necessário. Muito pelo contrário. A ideia é que o chatbot possa direcionar esses leads para um atendimento humano sempre que necessário, mas a grande diferença é que nesse caso, o cliente já estará pronto para finalizar o processo de compra, porque todos os esclarecimentos necessários já foram feitos.

Percebemos também, quer seja pela pandemia ou pelo próprio perfil das novas gerações, a automação de atendimento digital é cada vez mais necessária no mundo atual.

O grande motor para as empresas crescerem exponencialmente é sem dúvida nenhuma o uso intensivo de tecnologia.

O que você está esperando para adicionar aos seus canais de comunicação com seus clientes e prospects um expert em previdência privada?

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a contratar um chatbot cognitivo e especialista em previdência privada.

Continue seguindo o nosso blog https://www.viacognitiva.com.br/blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.

www.viacognitiva.com.br

www.ottoprev.com.br

_______________________________________________________________________________________

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ViaCognitiva
  • LinkedIn ViaCognitiva
  • Instagram ViaCognitiva
  • Twitter ViaCognitiva
  • YouTube ViaCognitiva

+55 (11) 3254-6200 

Av. Paulista 2202, 12º. andar
São Paulo, SP      01310-300

Brasil

© 2017 ViaCognitiva