O Segredo por trás de um bom chatbot de RH
- Vera Borges
- 26 de abr. de 2021
- 3 min de leitura

Os chatbots estão se consolidando como agentes transformadores em um número cada vez maior de funções de negócios, seja em processos de back office, como contabilidade e logística até atividades de front office como marketing, vendas e suporte ao cliente. Uma das áreas que está passando por uma grande transformação é o RH.
As equipes de RH têm um trabalho muito desafiador e com objetivos aparentemente conflitantes: manter os funcionários preparados, focados e com alta produtividade, ao mesmo tempo em que deve promover e preservar sua felicidade pessoal e sua satisfação no ambiente de trabalho. Nesse contexto, as equipes de RH costumam ser responsáveis pela retenção e rotatividade dos colaboradores, mesmo sem ter condições para acompanhar diretamente cada profissional.
Espera-se que o RH tenha controle sobre uma grande base de funcionários, enquanto opera com uma equipe muito reduzida, que tem consciência que suas responsabilidades são vastas e os objetivos são desafiadores, mas que raramente há tempo ou recursos suficientes para enfrentar tudo isso. Grande parte do tempo do time de RH é investida na gestão de processos rotineiros e repetitivos, que desviam o foco que deveria ser dirigido a atividades de maior prioridade e também para oferecer aos colaboradores a atenção individual de que precisam ao lidar com questões pessoais delicadas ou para desempenhar um papel mais proativo na orientação de suas carreiras.
Com a adoção de um chatbot especialista, é possível reduzir significativamente a necessidade de intervenção humana, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em tarefas de maior valor estratégico, como o desenvolvimento e retenção de talentos, assim como o planejamento e implementação de políticas corporativas. Como resultado dessa transformação, temos uma maior valorização dos profissionais e do próprio papel da gestão de pessoas na organização, com redução de custos operacionais e impactos positivos na satisfação da equipe de RH, além de um melhor atendimento a todos os stakeholders.
A Gabi do RH
A Gabi do RH é uma assistente virtual especializada em RH, que usa inteligência artificial e linguagem natural e está em constante processo de aprendizado. Trata-se de um canal de comunicação interna inovador, disponível 24 x 7, ágil e eficiente, que pode ser acessado via site, intranet, app corporativo e demais canais de comunicação digital da empresa.
A Gabi do RH já vem pronta para ser usada, com uma base de conhecimento atualizada sobre legislação e vários temas genéricos relacionados a recursos humanos, que pode ser personalizada com a identidade visual e com informações específicas da sua organização. A partir daí, a Gabi do RH evolui com cada interação que faz com o seu público e vai se moldando ao linguajar e à própria cultura da empresa, proporcionando uma experiência de atendimento personalizada e padronizada, rápida e eficiente. A Gabi do RH está pronta para atender às demandas atuais e de cenários extraordinários como o da Covid-19.
O grande diferencial da Gabi
A curadoria do processo de aprendizado e a atualização da base de conhecimento de todo chatbot baseado em inteligência artificial são atividades críticas para se obter uma evolução ainda mais rápida e resultados mais assertivos e atualizados. Nesse ponto, a intervenção humana é fundamental.
Além de todos os benefícios já descritos aqui, o grande diferencial que destaca a Gabi do RH dos demais chatbots de RH é que sua base genérica de conhecimento é atualizada e revisada permanentemente por um profissional especialista em RH, que analisa contextos e faz a curadoria do conteúdo, sempre que há alguma alteração na legislação ou nas boas práticas de gestão de pessoas, aliviando esse trabalho que, em outras plataformas, é desempenhado pelas equipes internas de RH das empresas.
Sua empresa pode ter a Gabi do RH por meio de uma assinatura mensal, baseada nas suas necessidades e nos atendimentos realizados.
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