O Segredo por trás de um bom chatbot de RH




Os chatbots estão se consolidando como agentes transformadores em um número cada vez maior de funções de negócios, seja em processos de back office, como contabilidade e logística até atividades de front office como marketing, vendas e suporte ao cliente. Uma das áreas que está passando por uma grande transformação é o RH.


As equipes de RH têm um trabalho muito desafiador e com objetivos aparentemente conflitantes: manter os funcionários preparados, focados e com alta produtividade, ao mesmo tempo em que deve promover e preservar sua felicidade pessoal e sua satisfação no ambiente de trabalho. Nesse contexto, as equipes de RH costumam ser responsáveis pela retenção e rotatividade dos colaboradores, mesmo sem ter condições para acompanhar diretamente cada profissional.


Espera-se que o RH tenha controle sobre uma grande base de funcionários, enquanto opera com uma equipe muito reduzida, que tem consciência que suas responsabilidades são vastas e os objetivos são desafiadores, mas que raramente há tempo ou recursos suficientes para enfrentar tudo isso. Grande parte do tempo do time de RH é investida na gestão de processos rotineiros e repetitivos, que desviam o foco que deveria ser dirigido a atividades de maior prioridade e também para oferecer aos colaboradores a atenção individual de que precisam ao lidar com questões pessoais delicadas ou para desempenhar um papel mais proativo na orientação de suas carreiras.


Com a adoção de um chatbot especialista, é possível reduzir significativamente a necessidade de intervenção humana, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em tarefas de maior valor estratégico, como o desenvolvimento e retenção de talentos, assim como o planejamento e implementação de políticas corporativas. Como resultado dessa transformação, temos uma maior valorização dos profissionais e do próprio papel da gestão de pessoas na organização, com redução de custos operacionais e impactos positivos na satisfação da equipe de RH, além de um melhor atendimento a todos os stakeholders.


A Gabi do RH


A Gabi do RH é uma assistente virtual especializada em RH, que usa inteligência artificial e linguagem natural e está em constante processo de aprendizado. Trata-se de um canal de comunicação interna inovador, disponível 24 x 7, ágil e eficiente, que pode ser acessado via site, intranet, app corporativo e demais canais de comunicação digital da empresa.


A Gabi do RH já vem pronta para ser usada, com uma base de conhecimento atualizada sobre legislação e vários temas genéricos relacionados a recursos humanos, que pode ser personalizada com a identidade visual e com informações específicas da sua organização. A partir daí, a Gabi do RH evolui com cada interação que faz com o seu público e vai se moldando ao linguajar e à própria cultura da empresa, proporcionando uma experiência de atendimento personalizada e padronizada, rápida e eficiente. A Gabi do RH está pronta para atender às demandas atuais e de cenários extraordinários como o da Covid-19.


O grande diferencial da Gabi


A curadoria do processo de aprendizado e a atualização da base de conhecimento de todo chatbot baseado em inteligência artificial são atividades críticas para se obter uma evolução ainda mais rápida e resultados mais assertivos e atualizados. Nesse ponto, a intervenção humana é fundamental.


Além de todos os benefícios já descritos aqui, o grande diferencial que destaca a Gabi do RH dos demais chatbots de RH é que sua base genérica de conhecimento é atualizada e revisada permanentemente por um profissional especialista em RH, que analisa contextos e faz a curadoria do conteúdo, sempre que há alguma alteração na legislação ou nas boas práticas de gestão de pessoas, aliviando esse trabalho que, em outras plataformas, é desempenhado pelas equipes internas de RH das empresas.


Sua empresa pode ter a Gabi do RH por meio de uma assinatura mensal, baseada nas suas necessidades e nos atendimentos realizados.

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