Assistentes virtuais serão seus próximos colaboradores no RH




Existe um chatbot cognitivo no seu futuro? Pode apostar.


Chatbots são softwares desenvolvidos para simular conversações com seres humanos em linguagem natural. Os mais modernos, também chamados de chatbots cognitivos, são baseados em Inteligência Artificial (IA) e podem simular conversas humanas interativas, que podem ser acessadas por meio de aplicativos de mensagens, sites, aplicativos móveis ou por telefone.


Os chatbots cognitivos têm a capacidade de transformar todas as funções de negócios, de marketing a vendas e suporte ao cliente em um futuro próximo.


Uma das áreas em que estamos observando uma grande transformação por meio de chatbots é Recursos Humanos. Um chatbot cognitivo é um assistente virtual que pode se comunicar com os colaboradores por meio de mensagens de texto, sites, aplicativos ou mensagens instantâneas, e estão mudando a forma como as equipes de RH operam.


O RH pode transformar seu modelo de entrega de serviços usando chatbots


Usando um sistema automatizado de comunicação com os colaboradores, as equipes de RH ficam liberadas para concentrar seu tempo nas necessidades mais sofisticadas de seus colaboradores, em áreas como, por exemplo, o desenvolvimento de planos de gestão de carreira.


As equipes de RH têm um trabalho desafiador, com objetivos aparentemente conflitantes. Elas precisam manter os colaboradores focados e trabalhando com eficiência, ao mesmo tempo em que procuram meios de mantê-los felizes e satisfeitos no trabalho. As equipes de RH geralmente são responsabilizadas pela retenção e pela rotatividade de colaboradores, sem a capacidade de poder gerenciá-los diretamente.


Espera-se que o RH tenha o controle de todo o quadro de pessoal, enquanto opera com uma equipe pequena. É por isso que os assistentes virtuais podem ajudar a aliviar a carga. Os profissionais de RH sabem que suas responsabilidades são vastas e as metas desafiadoras e raramente têm tempo e recursos suficientes para fazer jus à sua ampla gama de responsabilidades.


Muito do tempo das equipes é investido no gerenciamento de processos e atividades de rotina, que os chatbots poderiam controlar. Isso permitiria que o time de RH se concentrasse em atividades de prioridade mais alta. As equipes têm tempo limitado para oferecer aos colaboradores a atenção individual de que precisam, ao lidar com questões pessoais delicadas.


Esse é um caso de melhor uso do tempo dos profissionais de RH, enquanto os chatbots lidam com as tarefas mais simples, repetitivas e padronizadas. Isso aumenta a capacidade do RH de se envolver de forma mais proativa com os colaboradores, para orientá-los e acompanhá-los em suas carreiras.


Os chatbots podem ajudar os profissionais de RH ampliando drasticamente suas capacidades de atuação, e criam condições para que possam assumir responsabilidades de maior valor e atingir as metas quase inatingíveis que possuem.


Use assistentes virtuais para automatizar processos de rotina de RH


Os assistentes virtuais podem automatizar processos de rotina que consomem muito do tempo das equipes. Podem ajudar a obter mais feedback, por exemplo, coletando e registrando ideias, sugestões, reclamações e outras informações importantes para o aperfeiçoamento dos serviços e melhoria do ambiente organizacional.


Além disso, os chatbots podem ajudar a aliviar a carga de trabalho rotineira, entediante e baseada em regras, quando se trata de repetir respostas a perguntas recorrentes, fazer agendamentos e assim por diante.


Para eliminar o risco de transmitir respostas incorretas, um chatbot cognitivo utiliza um banco de conhecimento com perguntas e respostas frequentes sobre assuntos diversos referentes a recursos humanos, com possibilidade de curadoria e atualização das informações. O chatbot é treinado durante o processo operacional e aprende com cada nova interação. Se o chatbot encontrar uma pergunta pela primeira vez, pode encaminhar a dúvida a um agente humano envolvido no processo e aprender com sua resposta.


Uma das capacidades mais significativas dos chatbots é a possibilidade de se integrar facilmente com os sistemas legados da organização, para atualizar constantemente o conteúdo do banco de conhecimento com informações específicas e oferecer serviços adicionais aos colaboradores. A integração de plataformas também permite personalizar as informações e tratar cada necessidade de forma individualizada.


Os chatbots ajudam a tornar as equipes de RH mais acessíveis


Os chatbots ajudam o RH a se tornar mais acessível aos colaboradores. Eles podem fornecer respostas instantâneas e precisas a consultas comuns. É possível direcionar automaticamente as consultas mais complexas para revisão e resposta humana. Automatizar as consultas mais frequentes, libera as equipes de RH para lidar pessoalmente com as consultas mais complexas.


Isso permite que um agente humano responda e intervenha rapidamente em situações delicadas. É especialmente útil durante as fases de gerenciamento de mudanças, quando as empresas implementam grandes mudanças na organização ou na sua estratégia. Essas mudanças levam a um grande número de consultas dos colaboradores em um tempo muito curto, as quais o RH precisa resolver rapidamente para evitar que eventuais problemas se agravem.


A maior acessibilidade ao RH é particularmente valiosa para funcionários em locais remotos e fora da sede ou das unidades da organização, uma vez que eles são privados da capacidade de ter conversas de corredor com as equipes de RH. Esse é o caso de situações como a que estamos vivendo com a pandemia da COVID-19.


Ferramentas como processamento de linguagem natural e análise de sentimento podem ajudar os chatbots a detectar raiva, frustração, desmotivação, exaustão e problemas relacionados. Com base nessas observações, os chatbots podem alertar um profissional de RH para que assuma a interação.


Os chatbots também podem recomendar, de forma proativa, férias, eventos e atividades ou outros recursos disponíveis dentro ou fora da organização.


Essencialmente, o chatbot é um companheiro sempre ativo, altamente engajado e extremamente personalizado: um colaborador de RH perfeito. As equipes de RH que estão adotando chatbots estarão cada vez mais perto de realizar com êxito as muitas tarefas impossíveis e objetivos conflitantes que suas organizações lhes impõem.


A Gabi do RH é uma assistente virtual para as áreas de Recursos Humanos desenvolvida pela ViaCognitiva, que traz vantagens em várias frentes: desde o aumento da eficiência do Help Desk, da qualidade da comunicação interna e do nível de satisfação do colaborador até a otimização do tempo da equipe, que pode ser usado de forma mais estratégica.


A Gabi do RH usa tecnologia cognitiva e está em constante aprendizagem. Evolui a cada interação que faz com o seu público e, a partir daí, vai se moldando ao linguajar e à própria cultura da empresa, proporcionando uma experiência de atendimento personalizada, rápida e eficiente. Ela também está pronta para atender às demandas de novos cenários, como o da Covid-19.

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