Chatbots de RH: Possibilitando uma Experiência Cognitiva e Conectada dos Colaboradores

02/10/2020

 

- “Gabi, posso dividir as minhas férias em 3 períodos de 10 dias?”

- “Olá André! O artigo 134, § 1º da CLT permite que as férias ocorram em até três períodos, desde que haja concordância do empregado e do empregador. Mas atenção: um dos períodos não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos. Portanto, não é possível usufruir de três períodos de dez dias cada. Você tem mais alguma dúvida?”.

- “Não Gabi, obrigado”.

- “Estou à disposição, André”.

 

Nesse diálogo simulado, o colaborador André esclarece rapidamente pelo seu celular uma dúvida com a Gabi do RH a respeito do seu próximo período de férias, que deve ser marcado em breve. Mas, quem é a Gabi?

 

Gabi do RH é um chatbot cognitivo especializado, que ajuda a equipe de RH em atividades de help desk, esclarecendo dúvidas rotineiras sobre a legislação e as políticas da empresa, melhorando a comunicação interna, aumentando a satisfação dos colaboradores e liberando o time do RH para se dedicar a atividades mais estratégicas, voltadas ao desenvolvimento das pessoas e do negócio.

 

Gabi do RH usa tecnologia cognitiva e está em constante aprendizagem. Evolui a cada interação que faz com o seu público e, a partir daí, vai se moldando ao linguajar e à própria cultura da empresa, proporcionando uma experiência de atendimento personalizada, rápida e eficiente. Ela também está pronta para atender às demandas de novos cenários, como o da Covid-19.

 

 

Como os chatbots cognitivos podem ajudar a transformar a experiência do colaborador?

 

Em qualquer organização, o gerenciamento de perguntas e respostas relativas a dúvidas de funcionários sobre assuntos de RH pode consumir um tempo considerável, tanto para o colaborador quanto para a equipe de RH. Por exemplo, questões de rotina e processos referentes a benefícios, banco de horas, férias, licenças, despesas de viagens e outros temas de interesse podem exigir que as pessoas gastem incontáveis horas pesquisando políticas, enviando e-mails para o departamento de RH, consultando seus gerentes, ligando para um colega no RH e esperando as respostas.

 

De acordo com um relatório da Deloitte, quase 80% dos executivos entrevistados classificaram a experiência do funcionário (EX) no relacionamento com a organização como muito importante ou importante, mas apenas 22% relataram que suas empresas eram capazes de desenvolver uma experiência realmente diferenciada.

 

Com a geração milênio começando a assumir postos de liderança nas empresas, os avanços da tecnologia e a diversificação dos canais de comunicação, as empresas rapidamente estão percebendo a importância de proporcionar uma experiência diferenciada aos seus colaboradores. Na corrida para oferecer novas maneiras inovadoras de fazer isso, uma solução se apresenta como favorita: os chatbots.

 

Os chatbots cognitivos parecem ser ótimas ferramentas, mas que valor eles realmente trazem para o RH? Do ponto de vista operacional, as três maneiras mais importantes pelas quais os chatbots podem ajudar seus funcionários são:

 

  • Permitir o autoatendimento, respondendo a perguntas e ajudando os funcionários a realizar suas atividades com mais rapidez, sem a necessidade de depender da equipe de suporte de RH.

  • Enviar notificações personalizadas.

  • Fornecer facilmente dados granulares e insights derivados para análise dos dados das interações.

 

Chatbots permitem que os funcionários façam perguntas em linguagem natural, como, "Qual o valor da diária em viagem de trabalho?", "Qual é a política da empresa para solicitar folgas?", “O dia 20 de novembro é feriado?” e outras perguntas frequentes. Isso os ajuda a obter todas as informações de que precisam na ponta dos dedos, 24 horas por dia, 7 dias da semana, sem ter que esperar que a equipe de RH responda as suas dúvidas.

 

As questões que requerem maior análise e conhecimento específico da equipe de RH podem ser direcionadas a um agente humano e o restante pode ser atendido pelo chatbot. Ao acessar a Gabi pelo celular, os usuários podem direcionar suas consultas sem ter que abrir um portal ou perguntar aos colegas. O aplicativo atua como a primeira linha de suporte de RH para seus funcionários, aumentando assim a produtividade da equipe. Isso também reduz significativamente seu custo por contato, pois a Gabi cuida de todas as questões repetitivas, básicas e simples.

 

Além disso, a Gabi também pode enviar notificações personalizadas aos funcionários sobre as políticas da empresa, bonificações, feriados e assim por diante. Dessa forma, seus funcionários são mantidos informados sobre as atualizações mais recentes, sem precisar acessar ou navegar na intranet para localizá-las.

 

Quem nunca sofreu um pouco aguardando uma orientação ou informação do RH? A Gabi do RH foi criada para oferecer à sua equipe uma experiência memorável.

 

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua organização a ter um chatbot cognitivo especialista em recursos humanos. Clique aqui.

 

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