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Uma experiência incrível de atendimento aos participantes de planos de Previdência Complementar Fech



Imagine uma tecnologia que permita aliviar a carga de chamados na central de atendimento de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), aumentar a adesão de participantes e familiares, fornecer informações corretas sobre planejamento e educação financeira, oferecer um canal inovador para oferta de produtos de previdência privada e facilitar um maior entendimento do perfil, das necessidades e interesses dos participantes, tudo isso disponível durante as 24 horas do dia, sete dias por semana.


Parece muito bom para ser verdade? Pois isso pode ser realidade para as EFPCs, com a adoção de chatbots cognitivos que utilizam Inteligência Artificial para atender e responder dúvidas e questionamentos sobre previdência complementar fechada para participantes e potenciais participantes de planos de previdência.


Os chatbots cognitivos podem atuar como consultores, agentes de atendimento, além de geradores e “esquentadores” de leads, caso a EFPC tenha planos familiares. Essa atividade de captar e esquentar leads pode dar um grande impulso na comunicação direcionada para melhorar a comercialização de planos familiares pelas entidades de previdência complementar fechada.

O poder da Inteligência Artificial para atendimento aos participantes


Um chatbot cognitivo é um software de Inteligência Artificial (IA), que pode simular uma conversa (chat) com um usuário em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites, aplicativos móveis ou por telefone. É um canal de comunicação prático e inovador que pode ser acionado por voz, facilitando inclusive o acesso daquelas pessoas que têm dificuldade para escrever, em especial os mais idosos.



As interações são feitas em linguagem natural por meio de Natural Language Processing (NLP), ou seja, Processamento de Linguagem Natural (PLN), uma tecnologia usada para ajudar dispositivos digitais a entender a linguagem humana, de maneira a poder responder suas demandas, além de ter a capacidade de aprender enquanto interage com seus usuários. A possibilidade de identificar a necessidade e o perfil do participante e extrair dados e insights relevantes contidos nas interações são a primeira abordagem e a etapa mais relevante das atividades de um chatbot.


Principais funcionalidades que podem ser incorporadas a um chatbot para Previdência Complementar Fechada


O chatbot pode conter um banco de conhecimento com perguntas e respostas frequentes sobre assuntos diversos de Previdência Complementar Fechada, com curadoria e atualização das informações. É possível complementar esse conteúdo com informações específicas de cada plano e integrar sistemas legados da organização para fornecer serviços adicionais aos participantes, como extratos, saldos e outras informações relevantes. A integração de plataformas também permite personalizar as informações em função do plano contratado, perfil do investidor e dos beneficiários.


As funcionalidades mais relevantes de um chatbot para Previdência Complementar Fechada podem ser:


  • Simulador para cálculo do benefício de aposentadoria (pode ser usado o simulador próprio da EFPC).

  • Rotina para comparação de previdência privada com outros investimentos (CDB e Fundos de Investimentos).

  • Rotina para definição do perfil do investidor (parametrizado).

  • Detecção inteligente de propensão em investir:

  • Geração de leads qualificados para subsequente fechamento da venda.

  • Sugestão de fundos adequados ao perfil do investidor (banco de dados de fundos).

  • Identificação do perfil do investidor através de questionário customizado (suitability).


O chatbot pode permitir o acesso dos participantes por website ou intranet, apps e outros canais existentes de atendimento da entidade, com disponibilidade 24 horas por dia x 7 dias na semana.


Melhore ainda mais a experiência dos participantes dos planos da sua EFPC


A instalação de um chatbot cognitivo é muito rápida e o investimento é acessível a todos os tamanhos de empresas, com excelente retorno sobre o investimento.


Com a constante pressão para que as entidades de previdência privada se mantenham competitivas e apresentem um crescimento sustentável de receita, são muitos os motivos para adotar tecnologias de automação como os chatbots e comprovar como elas podem beneficiar suas operações e sua maneira de trabalhar, eliminando erros humanos, padronizando procedimentos, mantendo a conformidade e reduzindo custos.


Nos dias de hoje, os clientes atuais e potenciais (independentemente da idade) estão acostumados a serem atendidos com respostas rápidas e soluções eficazes. Com a ajuda de um chatbot cognitivo é possível entregar os resultados que desejam, em um canal fácil e descomplicado, que oferece excelente retorno sobre o investimento da instituição.


O Otto Corp é um chatbot cognitivo desenvolvido pela ViaCognitiva com inteligência artificial IBM® Watson, que oferece todas as funcionalidades e benefícios descritos acima para as EFPCs e proporciona uma experiência de atendimento personalizada, rápida e eficiente para os seus participantes de planos de Previdência Complementar Fechada.


Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua organização a ter um chatbot cognitivo especialista. Clique aqui.



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