Chatbots e a Transformação Digital do RH


A transformação digital vem mudando o mundo nos últimos tempos e há 3 meses presenciamos uma aceleração exponencial, onde as empresas se viram obrigadas a acelerar a adoção de várias tecnologias que ainda estavam sendo testadas.


A utilização dessas tecnologias no RH, área que exerce um papel fundamental nas organizações, tem o potencial e a capacidade de transformá-lo como o conhecemos hoje.


E um dos pilares dessa transformação será sem dúvida alguma, a utilização de chatbots em RH.


Como o chatbot é um assistente virtual que pode se comunicar com os colaboradores por meio de mensagens de texto e voz, eles estão mudando a maneira como as equipes de RH operam.


Com a sua utilização para a comunicação com os colaboradores, as equipes de RH são liberadas para concentrar seu tempo em atividades muito mais estratégicas e ações mais relevantes para o negócio.


Além disso, a tecnologia atualmente é possível para empresas de qualquer tamanho, uma vez que boa parte dessas soluções são oferecidas em nuvem e pagas de acordo com o consumo.


Na sua função mais básica, os chatbots de RH ajudam a responder as dúvidas simples como "Como posso solicitar as minhas férias?” até consultas específicas daquele colaborador que através de integração com sistemas legados são capazes de responder consultas, como por exemplo “Poderia me mostrar o meu último holerite? Ou “Posso ver o meu extrato de férias”?


A grande beleza do chatbot é que o colaborador poderá conversar em linguagem natural, fazendo perguntas da mesma forma que ele falaria no telefone com alguém de RH ou escreveria um email.


Os chatbots podem fornecer respostas imediatas à grande maioria das intenções expressas pelos colaboradores. Devido aos avanços no processamento de linguagem natural, o usuário pode descobrir instantaneamente a solução que melhor se adapta às suas intenções, podendo fornecer respostas personalizadas e precisas ao colaborador em questão de segundos.


Sem dizer que ele estará disponível para atender as solicitações dos colaboradores 24 horas por dia e 7 dias por semana independente do local que o colaborador estiver.


Se você está pensando em como melhorar a experiência de atendimento aos seus colaboradores, comece pensando no uso de um chatbot.


Para que essa solução atenda a necessidade da sua empresa, é importante que você:


  • Defina uma “persona” adequada a cultura de seu RH

  • Defina bem os domínios de conhecimento

  • Construa uma relação de confiança, conduzindo os usuários em uma conversação inteligente e “small talk”

  • Monitore e retreine seu chatbot rapidamente, para que aprenda com seus erros.

  • Conte com a curadoria de um especialista em RH, que possa inclusive incluir novas legislações rapidamente


Tem algum projeto em mente e precisa de ajuda?


Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a personalizar um chatbot de atendimento de RH.


Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões.



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