8 Mitos sobre o Efeito da Inteligência Artificial no Local de Trabalho

29/08/2018

 

 

 

Toda uma geração pensa que seus empregos serão erradicados pela tecnologia, mas a tecnologia geralmente cria mais empregos do que destrói. Com a Inteligência Artificial não é diferente.

 

 

Quem tem mais de 40 anos vai se lembrar: George Jetson tem uma esposa, dois filhos, uma empregada robô, um cachorro falante e um trabalho muito duro. Ele ocasionalmente tinha que apertar um botão uma hora por dia, dois dias por semana.

 

 

Apesar de algumas previsões, os aplicativos de negócios geralmente envolvem a automação das tarefas tediosas em todos os setores, ajudando os funcionários humanos a realizar um trabalho mais valioso e criativo. Maior produtividade equivale a preços mais baixos, maior demanda e até mesmo novas oportunidades de emprego.

 

Lembre-se que Rosie é uma empregada robô e não uma a patroa corporativa robótica

 

 

 

Tecnologia x Trabalho

 

 

A interação entre tecnologia e trabalho sempre foi um tema quente.

 

Embora a tecnologia normalmente tenha criado mais empregos do que destruiu, esse contexto raramente impede as pessoas de acreditarem que as coisas serão “diferentes” desta vez.

 

Neste caso, é o impacto potencial da inteligência artificial (AI) que está sendo debatido calorosamente pela mídia e pelos comentaristas especialistas. Embora não haja dúvida de que a IA será uma força transformadora nos negócios, a atenção recente sobre o assunto também levou a muitos equívocos comuns sobre a tecnologia e seus efeitos esperados.

 

O fato é que a IA está trazendo uma mudança sísmica nos negócios e espera-se que ela crie um impacto econômico global de US$ 15,7 trilhões até 2030.

 

Mas, é possível compreender que mudanças monumentais como essa tendem a deixar as pessoas nervosas, resultando em muitas perguntas não respondidas e equívocos sobre a tecnologia e o que ela fará no local de trabalho.

 

 

 

Desmistificando os mitos

 

 

Aqui estão oito mitos sobre a IA e o que há de verdade por trás deles:

 

 

1. Automação irá deslocar completamente os funcionários

Verdade: 70% dos empregadores veem a IA  como apoio a humanos para a conclusão de processos de negócios. Enquanto isso, apenas 11% dos colaboradores acreditam que a automação vai assumir completamente o trabalho desenvolvido em funções e processos de negócios em grande medida.

 

 

2. As empresas estão interessadas principalmente em cortar custos utilizando a IA

Verdade: 84% dos empregadores veem a IA como ferramenta para obter ou sustentar uma vantagem competitiva, 75% veem a IA como uma maneira de entrar em novas áreas de negócios e 63% veem pressão para reduzir custos como uma razão para usar a IA.

 

 

3. Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning são a mesma coisa

Verdade: AI é um termo mais amplo, enquanto o aprendizado de máquina (machine learning) é um subconjunto da inteligência artificial que caracteriza a “inteligência”, usando algoritmos de treinamento e dados. A aprendizagem profunda (deep learning) é um subconjunto ainda mais estreito de aprendizado de máquina, inspirado nos neurônios interconectados do cérebro (redes neurais).

 

 

4. A automação irá erradicar mais empregos do que cria

Verdade: De acordo com um estudo recente do Gartner, pelo menos 1,8 milhão de empregos serão perdidos para a IA até 2020 e 2,3 milhões de empregos serão criados. O impacto disso a longo prazo é um tema que precisa ainda de muita discussão.

 

 

5. Robôs e IA são a mesma coisa

Verdade: Mesmo que haja uma tendência de vincular inteligência artificial e robôs, a maioria das plataformas de IA funciona de verdade em segundo plano e é invisível (pense nas recomendações de produtos que você recebe frequentemente por e-mail ou quando visita um site). Sem IA, os robôs são "burros" e apenas automatizam processos físicos simples.

 

 

6. A IA não afetará minha indústria

Verdade: Espera-se que a IA tenha um impacto significativo em quase todos os setores nos próximos cinco anos.

 

 

7. Empresas que implementam a IA não se importam com trabalhadores

Verdade: 65% das empresas que buscam inteligência artificial também estão investindo na reciclagem dos funcionários atuais.

 

 

8. Alta produtividade significa maiores lucros e menos emprego

Verdade: A inteligência artificial e a automação aumentarão a produtividade, mas isso também pode se traduzir em preços mais baixos, salários mais altos, demanda mais alta e crescimento do emprego.

 

 

 

Tem algum projeto em mente e precisa de ajuda?

 

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar sua empresa a desenvolver soluções de inteligência artificial que possibilitam interações envolventes, que possam melhorar a interação com seus clientes e usuários.

 

Continue seguindo o nosso blog para ficar atualizado sobre as novidades e não se esqueça de deixar suas dúvidas e opiniões!

 

 

 

 

Baixe também nossos eBooks gratuitos:

 

Clique nas imagens

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como os chatbots podem tornar o RH mais humano

10/09/2020

1/5
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Facebook ViaCognitiva
  • LinkedIn ViaCognitiva
  • Instagram ViaCognitiva
  • Twitter ViaCognitiva
  • YouTube ViaCognitiva

+55 (11) 3254-6200 

Av. Paulista 2202, 12º. andar
São Paulo, SP      01310-300

Brasil

© 2017 ViaCognitiva